2) Em uma sala, há três mulheres: Arlete, Bianca e Carolina que são, não necessariamente nesta ordem, dentista, médica e psicóloga. Somente uma das afirmações abaixo é verdadeira:

Arlete é dentista.
Bianca não é dentista.
Carolina não é psicóloga.
Pergunta-se: como se chama a médica?

RESPOSTA

Como somente uma das frases é verdadeira, temos as seguintes hipóteses:

  1ª hipótese 2ª hipótese 3ª hipótese
Arlete é dentista V F F
Bianca não é dentista F V F
Carolina não é psicóloga F F V

Analisemos cada uma das hipóteses

1ª hipótese: de imediato, concluímos que Arlete é dentista, uma vez que a primeira frase é verdadeira. A segunda frase afirma: “Bianca não é dentista”. Como essa frase é falsa, conclui-se que Bianca é dentista. Esta hipótese, portanto, leva à conclusão de que Arlete e Bianca são dentistas, o que contraria o enunciado do problema que diz haver apenas uma dentista. Conclusão: hipótese absurda.

2ª hipótese: a terceira frase, “Carolina não é psicologa”, é falsa, de onde se deduz que Carolina é psicóloga. A segunda frase. “Bianca não é dentista”, é verdadeira. Assim, se Bianca não é dentista, nem psicóloga (essa é a profissão de Carolina), então Bianca é médica. A primeira frase, “Arlete é dentista”, é falsa, o que significa que Arlete deve ser psicóloga ou médica, o que leva a uma situação impossível, pois a psicóloga já é Carolina e a medica já é Bianca. Conclusão: hipótese absurda.

3ª hipótese: a segunda frase, “Bianca não é dentista”, é falsa, o que significa que Bianca é dentista. A terceira frase, “Carolina não é psicóloga”, é verdadeira. Portanto, como não é psicóloga, nem dentista (profissão de Bianca), então Carolina só pode ser médica. A primeira frase, “Arlete é dentista”, é falsa. Assim, como também não pode ser a médica (profissão de Carolina), Arlete certamente é a psicóloga. Conclusão: esta hipótese é coerente.